top of page
Foto do escritorRafael Ferreira

Santos caminha impregnado por cautela: apuração x realidade

Cobrir um time de futebol não é para qualquer um, e isso posso falar com certa propriedade. Aquela coisa mesmo de ter o lugar de fala. Quem tenta imaginar bastidores de um clube como Santos fracassa em quase todas as vezes.


Compreender a paixão do torcedor e o que os move a se dividir entre perfis entre mais contidos e fanatismos é um passe essencial para quem almeja um dia estar nesta profissão.

Sala de reportagens

Por definição ser setorista é ter olhar apurado e sentidos aguçados, ou você será dominado pelo hoje já popular "efeito manada".


Os manuais das redações dos maiores veículos de imprensa colocam expressamente no início o significado de jornalismo.

"Repórter que é escalado para cobrir os assuntos relacionados a determinados eventos ou associações, entidades governamentais etc. Setorialista: repórter de setorista de clubes esportivos. " Definição da palavra Setorista, segundo o dicionário.

Jornalismo é o conjunto de atividades que, seguindo certas regras e princípios, produz um primeiro conhecimento sobre os fatos. Grifei estas duas palavras retiradas de um manual de redação porque muito me despertam interesse e são parte fundamental do meu trabalho.

Regras para que se apure, levando em consideração a realidade tecnológica que nos acompanha no dia de hoje, e se tenha em mente que todo fato apurado pode sofrer novas atualizações, a cada minuto. E no caso da palavra Princípios, porque carrego comigo que um bom repórter deve ter seu feeling apurado sobre o entorno do que se está querendo noticiar.


No exemplo palpável das grandes promessas Neymar e Gabriel Barbosa, que seguramente despertam visibilidade em toda a imprensa, temos o fator da possível volta dos jogadores ao clube que os revelou, um grande impacto na opinião pública sem dúvidas.


O jornalista que recebe a uma informação, que pode ser considerada privilegiada a partir do momento que só ele tem devido a ainda não ter sido noticiada, deve ter um cuidado especial para que se tenha percepção do momento exato em que deve ser tornada pública.


Sim temos compromisso com a informação, mas muito mais com a credibilidade e a imparcialidade. Não cair em qualquer conversa de muitos que julgam saber da verdade, que é uma só, já é um bom começo.


Por isso fica aqui meu alerta, muitos deveriam tomar cuidado com essa ideia de "vender" uma notícia, que em muitas vezes não tem nenhum fundo de confirmação, somente para caçar curtidas e compartilhamentos em redes sociais.


Sair na frente por um furo de reportagem nem sempre é lucrativo e vantajoso, pode ser tornar uma grande dor de cabeça.


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page